segunda-feira, 22 de junho de 2026

A vida em gotas!



Eu falei muito sobre insulina... mas vocês sabiam que não existe apenas um tipo de insulina e que insulina não é tudo igual?
Vou explicar só um pouquinho do que eu sei...

As insulinas são classificadas principalmente pela velocidade com que começam a agir e pelo tempo que permanecem fazendo efeito no corpo.
Existem basicamente dois tipos de insulina, e elas funcionam como "ferramentas de precisão": umas servem para cobrir as refeições e outras para manter o corpo estável ao longo do dia.

Primeiro vou falar das insulinas de Bolus.
Elas são aplicadas antes das refeições, mas também são usadas para corrigir crises de hiperglicemia.
* Ultrarrápidas ou Análogas de Ação Rápida, que começam a agir de 5 a 15 minutos depois que você aplica. Alguns exemplos são Lispro, Aspart e Glulisina. 
* Rápida ou Insulina Regular, que começa a agir em 30 a 60 minutos após a aplicação. São as primeiras insulinas que se tem contato assim que se descobre a diabetes e são distribuídas de forma gratuita pelo SUS.

Também tem as que servem para ajudar o 'motor a funcionar', mantendo tudo em ordem durante o dia, que são chamadas de Insulina Basal.
* Intermediária ou NPH, que começa a agir em 1 a 3 horas após a aplicação e costuma dura de 12 a 18 horas. Isso depende da reação e resposta de cada paciente, então ela pode ser aplicada de 1 a 2 vezes por dia. Mas em algumas situações(como aconteceu com o Ryü no começo) até 3 vezes por dia. São fornecidas pelo SUS.
* Longa e Ultralonga duração, que começam a agir de 1 a 2 horas após aplicação e podem durar de 24 a 42 horas. São as mais 'recentes', e mais seguras pois o risco de hipo de madrugada é bem menor. Podem manter o nível de açúcar constante por um longo período com apenas uma aplicação diária. O exemplo delas são Glargina, Detemir e Degludeca. 

O Ryü saiu da Santa Casa usando NPH e Regular, ficou com elas por pouco mais de 6 meses... pois o SUS não aceita mudança de tipo de insulina com intervalo inferior a 6 meses.
Depois ele mudou a Bolus dele para Aspart, para a alegria dele... era um problema ter que esperar 30 minutos para poder comer... mas usou por pouco mais de 2 meses, pois logo depois o SUS mudou a Aspart para a Lispro, que é a que ele usa atualmente.
Como Basal ele usa a Glargina, e ele tem uma resposta muito boa à ela.

Como eu disse... elas são as amigas inseparáveis dele... e serão para o resto da vida dele...
Isso foi o que eu ensinei para ele, logo após ele ter saído do hospital...

Insulina é VIDA!

Harumi Kawakubo